domingo, 18 de setembro de 2011

Programa Sergipe Alfabetizado


Professores realizam oficina pedagógica
O Programa Sergipe Alfabetizado atua em todas as regiões do Estado de Sergipe, tendo em vista, a redução do índice de analfabetismo, à medida que busca atingir sua meta de alfabetizar 120 mil jovens e adultos em quatro anos. Visando a inserção de pelo menos 30% deles na EJA, o que garante a continuação da aquisição de novos conhecimentos a partir dos estudos, pois o Programa desenvolve diversos métodos, a fim de atender a população promovendo um espaço prazeroso de aprendizagem, favorável a vida de cada cidadão que almeja aprender a ler, escrever e aperfeiçoar ainda mais a sua capacidade de resolver cálculos, que se mostra bastante aguçada. 
Professores participam de formação continuada
Em nosso município, o Programa Sergipe Alfabetizado- 2º Fase-Exercício 2010/2011, iniciou-se após o Curso de Formação Inicial, com carga horária de 40h, no período de 22/10/2010 a 25/10/2010, realizado em Aracaju. Tendo as disciplinas de Princípios Teóricos e Metodológicos, Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Planejamento e Avaliação voltada ao processo de alfabetização de jovens, adultos e idosos. 
 
Profª do Sergipe Alfabetizado ao lado da Coord. Givelda
A rotina de trabalho no pólo de Itabaianinha é desenvolvida através das instruções recebidas nas reuniões mensais, com Coordenadora de pólo Givelda Araújo, na DR1 da cidade de Estância. A partir daí, são traçados os trabalhos pelas Coordenadoras de turmas que dão continuidade as tarefas propostas, com a realização quinzenal da capacitação continuada, com o propósito de dar suporte aos professores na elaboração de oficinas pedagógicas, a serem executadas no âmbito escolar. Além das visitas diárias ou semanais para supervisionar as salas de aula. 

Professores participam da Mostra Pedagógica em Estância/SE
O período de duração de cada módulo é de 7 a 8 meses, os dias de trabalho em sala são de 4 a 5 dias por semana. Os alunos são mensalmente estimulados a redigir sobre temas propostos pelo Programa ou relacionados ao meio em que vivem. Em fim, o Programa Sergipe Alfabetizado - exercício 2010/2011 conclui seus trabalhos com o encaminhamento para EJA de 50% dos alunos cadastrados ou assistentes. Ressaltando ainda, a realização da Mostra Pedagógica no dia 02/05/2011 na cidade de Estância, onde o pólo de Itabaianinha e os outros pólos parceiros a DR1 contribuíram expondo para a comunidade os trabalhos dos alunos, as oficinas, projetos e cartazes confeccionados pelos educandos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário