quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Discurso de agradecimento da Secretária Municipal de Educação a todos que contribuíram para realização do Projeto de Incentivo à Leitura Visconde de Sabugosa


Ilustríssimos diretores, responsáveis, coordenadores das nossas escolas.

Caríssimos professores e alunos  

Prezados técnicos que atuam tanto nas escolas quanto na Secretaria Municipal de Educação.
O Sabor da verdadeira educação está contido na essência dos frutos colhidos de uma arvore chamada de produção coletiva. Assim, pois estamos colhendo os resultados positivos do Projeto de Incentivo a Leitura Visconde de Sabugosa, o qual foi elaborado no ano de 2010, tendo sido idealizado a partir do diagnostico realizado com os alunos do 2º ao 5º ano do ensino fundamental num total de 3.546 discentes.
O projeto veio para dar suporte às escolas, objetivando mudar esta realidade. Hoje os dados são outros. A mudança da realidade para melhor, fortalece a teoria de que é possível reverter situações negativas para positivas basta que se tenha boa vontade e comprometimento com a qualidade do ensino, esforço, empenho e dedicação, por parte da equipe diretiva, corpo docente e discente das referidas escolas.
Queremos lembrar aqui que é muito importante contar com parcerias a exemplo do SESI Indústria do Conhecimento e Secretaria de Cultura; assim com apoio de empresários como Renildo Santana, Hindenadjon Borges e Reginaldo Primo. E convém ressaltar que contar com o empenho dos nossos técnicos da secretaria é um privilégio, pois trata-se de uma equipe pequena, mais gigante no abraçar das causas da educação. A existência do programa monitoramento e sistemática possibilitou o norteamento das ações e o devido acompanhamento deste projeto, lembrando aqui o magnífico desempenho da sua coordenadora, a professora Jucilia que não mediu esforços para o sucesso do mesmo.
E a educação do município de Itabaianinha vai além em se tratando das diversas ações  tais como: Construção de quadras poliesportivas, construção, ampliações e reformas de escolas, formação continuada para os professores, incentivo  e apoio a educação inclusiva; assim como a educação do campo, através do Projeto Escola Ativa, encontros pedagógicos periódicos com professores sobre os descritores da Prova Brasil, A educação pensando no desenvolvimento sustentável, incentivo a leitura Visconde de Sabugosa, pré-universitário, etc. Convênios com o governo federal para construção de quadras, aquisição de moveis escolares.
É bom lembrar que houve avanços no IDEB, que apesar de baixo, conseguimos atingir a meta do MEC. e tivemos resultados expressivos de desenvolvimento nas escolas, a exemplo da Oséas Cavalcante que elevou de 2,9 para 4,2 o seu IDEB do 5º ano.
Os resultados da melhoria educacional em qualquer espaço aparecem de forma não acelerada, não é curto prazo.
Portanto, para finalizar queremos agradecer a todos os atore que integram a Educação Municipal de Itabaianinha, a partir do Senhor Prefeito que tem conseguindo enfrentar os desafios da administração publica, usando da coerência no agir e possibilitando ações desenvolvimentistas para os seus munícipes . Aos técnicos da educação pelo empenho sem medirem esforços no sentido de fazerem o melhor. Aos diretores, responsáveis, coordenadores, professores, alunos, funcionários administrativos e de apoio de todas as escolas municipais; assim como aos nossos estudantes e familiares, pois, conforme nos expressamos no inicio, somos uma arvore cuja produção é coletiva e cuja colheita é de todos nós. Agradecer aos nossos parceiros e aos que nos dão apoio. A verdadeira cidadania acontece com a participação de todos que fazem uma sociedade.
Por fim, mais de uma forma proposital, agradecer ao grande construtor do Universo Deus!, É com ele que contamos de forma incondicional em qualquer momento e diante de toda e qualquer tarefa a ser executada.
Finalmente, parabenizar a todos os envolvidos com o Projeto de Incentivo a Leitura Visconde de Sabugosa e dizer que é através da leitura que é possível viajar, conhecer o universo sem que para tal seja preciso sair de casa.
A leitura é responsável pela ampliação de conhecimentos, pelo alargamento de visão do mundo, pelo refinamento dos conhecimentos.
Obrigada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário